terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Compreenda-se

Muitas pessoas tentam interpretrar ou conceber a felicidade de outrem. Pessoas presas nas amarras justas e perniciosas da etiqueta social. Pessoas que apenas carregam o fardo do medo do fracasso, do medo de sua projeção à sociedade. E o medo não é virtude, não é proteção. Medo é fraqueza. Apenas isso. Mas essas pessoas insistem em reduzir a felicidade a uma prestação de contas. Porém a felicidade não é rasa para se exprimir em palavras, não é tão vaga para que se possa ser representada por diplomas e contra-cheques e tampouco vulgar para ser imitada, herdada ou absorvida por uma cultura coletiva, seja esta familiar ou não.
A felicidade é uma energia. Ela é notada através de um sorriso, um olhar, um gesto... A postiça é aquela que chega com palavras que parecem facas vestidas de fantasmas bizarros feitos de lençóis brancos encardidos.
Então invente sua própria história, se for possível diga não aos modelos padrões que te vendem por ai. Diga não a cultura injetada na sua cabeça feito um chip alienígena em uma abdução de filme de ficção. Procure o que há de verdade dentro de si, e se pergunte se o que te faz sorrir é o que realmente te faz feliz. Este sorriso é mesmo seu ou de outro alguém?
Aprendi a entender o que é alívio, aprendi a respeitar o prazer intrínseco do semelhante e a seperar a obrigação da satisfação.
Mas para respeitar o meu tempo e o seu, o questionamento mais importante é: Você tem a real concepção da felicidade ou está apenas prestando contas?

2 comentários:

  1. Felicidade é sossego, já diz Nando Reis...E sabe ele tah mais que certo, pois enquanto muitos de nós busca uma felicidade que é senso comum e consumista, ou embasada em outrem, nos sentimos vazios e questionamos se de fato ela existe. Não pergunto mais por ela, só quero senti-la, intensamente e sim, fora das normas socias, seja enrolando um cigarro de maconha, seja bebendo uma seleta, lendo um livro, andando de ônibus e pensando na vida, com meus amigos, aff, são Ns possibilidades que tenho que...ufa...momentos de felicidade não são raros! Mas se fossem únicos não valorizaríamos!
    E nada de prestar contas!!rsrs Vc foi muito feliz nessa reflexão, baby! Xeero.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Aninha, tem pessoas que levam uma vida nessa agonia. Mas espero sinceramente que não seja assim. Valeu pela leitura e comentário!! Foi quase que cirúrgica. Você me compreende rsrs Bjoss! ;¬D

    ResponderExcluir